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Code: LV2022-01

Author: Marcelo AO Malagutti

ISBN: 978-65-997420-0-2

Synopsis: What is deterrence? How should it be considered and applied in the Brazilian defense strategy? These are questions answered in this book, which shows that the country, although it cites this word a lot in its National Defense Policy and National Defense Strategy, does not have an in-depth doctrinal formulation on the subject. The book is intended for people who do not necessarily have prior knowledge of military science. It presents the fundamental concepts related to deterrence, compulsion and interstate influence, and deals with the Brazilian strategic culture and its impact on the formulation of a consistent long-term Deterrence Strategy, capable of providing adequate support, either in the sense of compelling other nations to act in a desired way or not to dissuade them from acting in an undesired way.

Histórico

EGC 1.0, realizado em 2018, contemplou apenas os setores financeiro e nuclear, reunindo 23 organizações e 115 participantes. Já o EGC 2.0, em 2019, contou com 40 organizações e mais de 200 participantes. Em 2020, o EGC não foi realizado, devido à pandemia. Em 2021 o EGC 3.0 contou com 350 participantes de 65 organizações que se envolveram na simulação de ataques a infraestruturas críticas de defesa, água, energia, telecomunicações, financeiro, transporte e nuclear.

O EGC 4.0

Em 2022 o exercício contará com mais de 400 participantes representando mais de 70 organizações e empresas!

Foram modernizadas as modalidades tradicionais de Simulação Construtiva (Jogo de Guerra) e Simulação Virtual (Ataque e Defesa), e incluído um jogo CTF (Capture The Flag).

Simulação Construtiva (Jogo de Guerra)

A Simulação Construtiva do EGC 4.0 terá a participação de um número significativamente maior de instituições em praticamente todos setores estratégicos. Para refletir a crescente importância da ciberdefesa e cibersegurança nos diversos setores, bem como do escopo do EGC em si, diversas medidas foram tomadas para o EGC 4.0:

  • O Cenário Geopolítico fictício foi revisto e ampliado;

  • O vídeo de ambientação foi refeito, sendo gerada também uma versão em inglês;

  • Foi criado o Canal do EGC 4.0 para a divulgação de informações relativas ao exercício, permitindo que os participantes sejam atualizados sobre as evoluções, bem como sejam enviados teasers sobre a tensão crescente no contexto do conflito que se avizinha, que também incluirá a divulgação de notícias da Agência GCN (Guardião Cibernético Notícias);

  • Os eventos de incidentes cibernéticos foram atualizados e ampliados, para refletirem o que vem ocorrendo pelo mundo e incorporarem as atividades das novas instituições participantes;

  • Parte dos eventos foi atualizada para refletir a realidade e as necessidades correntes do País;

  • Parte dos eventos destinada a cada setor será iniciada pelo próprio ComDCiber, para gerar o efeito "surpresa" realístico dos ciberataques da vida real, em que as empresas sabem que serão atacadas, mas desconhecem "quando" e "como".

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Vídeo de Ambientação

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