top of page

Code: LV2022-01

Author: Marcelo AO Malagutti

ISBN: 978-65-997420-0-2

Synopsis: What is deterrence? How should it be considered and applied in the Brazilian defense strategy? These are questions answered in this book, which shows that the country, although it cites this word a lot in its National Defense Policy and National Defense Strategy, does not have an in-depth doctrinal formulation on the subject. The book is intended for people who do not necessarily have prior knowledge of military science. It presents the fundamental concepts related to deterrence, compulsion and interstate influence, and deals with the Brazilian strategic culture and its impact on the formulation of a consistent long-term Deterrence Strategy, capable of providing adequate support, either in the sense of compelling other nations to act in a desired way or not to dissuade them from acting in an undesired way.

Histórico

O EGC 1.0, realizado em 2018, contemplou apenas os setores financeiro e nuclear, reunindo 23 organizações e 115 participantes. Já o EGC 2.0, em 2019, contou com 40 organizações e mais de 200 participantes. Em 2020, o EGC não foi realizado, devido à pandemia. Em 2021 o EGC 3.0 contou com 350 participantes de 65 organizações que se envolveram na simulação de ataques a infraestruturas críticas de defesa, água, energia, telecomunicações, financeiro, transporte e nuclear. O EGC 4.0, em 2022 contou com cerca de 450 participantes de 75 organizações, incluindo a área de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, e novos participantes dos tradicionais setores.
Foram modernizadas as modalidades tradicionais de Simulação Construtiva (Jogo de Guerra) e Simulação Virtual (Ataque e Defesa), e incluído um jogo CTF (Capture The Flag).

O EGC 5.0

Em 2023 espera-se a presença de cerca de 1.000 participantes de cerca de 150 organizações (78 Agências e Empresas das Infraestruturas Críticas; 13 Órgãos Parceiros; 14 Instituições Acadêmicas públicas e privadas; e 8 empresas que atenderam ao Chamamento Público (não oneroso). Configura-se, assim, como o maior exercício de segurança cibernética do Hemisfério Sul.

Simulação Construtiva (Jogo de Guerra)

A Simulação Construtiva do EGC 5.0 terá a participação de um número significativamente maior de instituições em praticamente todos setores estratégicos. Para refletir a crescente importância da ciberdefesa e cibersegurança nos diversos setores, bem como do escopo do EGC em si, diversas medidas foram tomadas:

  • O Cenário Geopolítico fictício foi revisto e ampliado;

  • O vídeo de ambientação foi atualizado, sendo gerada também uma versão em inglês;

  • Foi ativado o Canal do EGC 5.0 para a divulgação de informações relativas ao exercício, permitindo que os participantes sejam atualizados sobre as evoluções, bem como sejam enviados teasers sobre a tensão crescente no contexto do conflito que se avizinha, incluindo a divulgação de notícias da Agência GCN (Guardião Cibernético Notícias);

  • Os eventos de incidentes cibernéticos foram atualizados e ampliados, para refletirem o que vem ocorrendo pelo mundo e incorporarem as atividades das novas instituições participantes;

  • Parte dos eventos foi atualizada para refletir a realidade e as necessidades correntes do País;

  • Parte dos eventos destinada a cada setor será iniciada pelo próprio ComDCiber, para gerar o efeito "surpresa" realístico dos ciberataques da vida real, em que as empresas sabem que serão atacadas, mas desconhecem "quando" e "como".

04 - Mapa Pós-Cinza.png

Vídeo de Ambientação

Quer saber mais sobre cibersegurança? Clique aqui.

bottom of page